segunda-feira, 2 de junho de 2008

III. Fotogrametria Analógica


A Fotogrametria Analógica apareceu aproximadamente na década de 1960, e é responsável pela maior parte dos mapas topográficos existentes no mundo inteiro (quase todos do IBGE e da DSGE). Muitos destes aparelhos, de altíssima precisão, permanecem funcionando até hoje, quando estão sob cuidados de técnicos bem treinados. Isto está até trazendo um certo problema na transformação dos laboratórios para passarem a operar somente na modalidade da Fotogrametria Digital. Todos funcionam a base de diapositivos. Compreende dois tipos de instrumental:



Restituidores de Projeção Ótica Direta

Este tipo de restituidores, já se encontram em quase total desuso, mas são de enorme facilidade de operação, ajustamento, prestando-se muito para o ensinamento das 3 etapas da orientação. Sua visão 3D, geralmente se dá por anaglifos ou cintilometria.

Restituidores de Projeção Ótico-Mecânica


No fim da década de 1980, estes aparelhos começaram a operar hibridamente, com o auxílio de computadores na coleta das coordenadas espaciais ( X, Y e Z ) no lugar de serem utilizados seus “plotteres” mecânicos, precisos mas com muitos problemas de falhas, borrado das canetas etc, o que fazia com que sempre estivessem operando 2 técnicos, um na visão 3D do restituidor, manipulando a marca
flutuante e outro simplesmente observando se o traçador não estava falhando.
Este tipo de aparelho fotogramétrico dominou de 1960 a 1998, e muitos, funcionando bem até os dias de hoje. Nestes um operador bem treinado consegue plotar um ponto com a precisão de 0,04 ‰ da Hv, isto é, um erro de 4cm para fotos tomadas a 1.000,0 metros sobre a cota média da área. Um modelo muito comum no Brasil foi o B8S da Wild, tendo firmas que possuíam dezenas deste instrumento.
Muitos destes restituidores ótico-mecânicos funcionam também como estereocomparadores, coletando dados para aerotriangulação analítica. Ainda muitos fazem aerotriangulação analógica para um número qualquer de
fotos por faixa, devido possuirem inversão das oculares através do princípio de “Paralelogramo Zeiss”.

2 comentários:

Unknown disse...


A Fotogrametria Analógica apareceu aproximadamente na década de 1960 ?????

em 1945 ja existia + ou - !!!!!!!!!

Unknown disse...

Creio que a Fotogrametria Analógica foi algo que se iniciou em meados de 1901....